domingo, 22 de abril de 2012

Casa das Máquinas - Pérolas (2000)


Esta banda sem dúvida terá seu espaço perante a todos os aficcionados no passado, o presente e o futuro do rock nacional.  O Casa das Máquinas foi a maior banda brasileira de rock progressivo, apesar de algumas pessoas os considerarem apenas uma banda de rock que misturou seu som com pitadas de Hard Rock e psicodelia. Nem preciso mencionar que somente os colecionadores saborearam com vigor suas canções que se tornaram realmente muito raras de execução atualmente.


A banda gravou apenas 03 álbuns de estúdio, no período entre os anos de 1974 a 1979, antes de se desintegrar devido a vários fatores na época. Foram eles, Casa das Máquinas de 1974, Lar de Maravilhas de 1975, Casa de Rock 1976, e 01 ao vivo, Casa das Máquinas - Ao Vivo Em Santos de 1978.



Dentre estes fatores do final do grupo, os principais podem ter sido o do mercado fonográfico que iniciava o processo de "profissionalização", fechando as portas para aqueles artistas que na época tinham propostas com qualidade, porém que tinham retorno a longo prazo. Também a disco music estava crescendo no Brasil, ocupando assim o espaço que antes eram terreno de bandas como o Casa das Máquinas. A ditadura militar, já em fase de agonia, fazia questão de incomodar ao máximo, e bandas como o Casa das Máquinas eram taxados como maconheiros ou bichas, ou arruaceiros, enfim, marginais. Daí utilizavam-se de pretextos para impedir a banda de se apresentarem na TV, principalmente na Rede Globo. Finalmente, houve o episódio da morte de um cinegrafista da TV Record, depois de uma briga que envolveu alguns membros do grupo. Segundo uma das versões do ocorrido, Simbas, que chegara aos estúdios da Record para se apresentar no programa de Raul Gil em um veículo dirigido por seu irmão, preferiu utilizar-se do portão dos fundos, em vez de entrar pela frente, onde estariam fãs. Enquanto Simbas descarregava seus equipamentos, um motorista de ônibus que encontrou o caminho da saída bloqueado teria começado uma briga, e ao retornar e tentar apartar foi impedido por um câmera da Record, com quem acabou trocando chutes e socos; posteriormente o câmera teria sido internado em um hospital e acabaria falecendo devido a uma perfuração causada por uma fratura de costela. Simbas teve de responder judicialmente, e, apesar de absolvido por homicídio, foi condenado por agressão.


Em 2000 a SomLivre lançou uma coletânea em CD da série "Perolas" com os grandes sucessos do Casa das Máquinas. A coletânea foi mais que aplaudida e uma forma de reconhecimento ao trabalho criado por este fabuloso grupo de rock nos anos 70. Como já mencionei em outras postagens, não sou muito adepto a coletâneas, contudo para um primeiro reconhecimento de um público que nunca ouviu ou ouviu falar sobre a banda, não há nada melhor, por isso recomendo esta coletânea e caso se identifique procure os álbuns individuais, pois possuem outras músicas não encontradas aqui, com a mesma qualidade e emoção.



Conheci a banda através do amigo Osvaldo, mais conhecido em minha cidade natal como Osvaldo do PT, por meio de uma fita K7 mais do que histórica, trazida de São Paulo pelo seu amigo Genivaldo. Eles tinham vivido tudo isso na capital e trouxeram esta fantástica sonoridade para a singela Santa Bárbara do Leste/MG. Ouvi e me tornei fã de carteirinha na hora. Não deixe de conferir e perceba o quão genial já foi a nossa música nos anos 70. Até mais!






Casa das Máquinas (1974)




Músicas:

1. Casa de Rock
2. Stress
3. Vou Morar No Ar
4. Lar de Maravilhas
5. Certo Sim, Seu Errado
6. Dr. Medo
7. Liberdade Espacial
8. Pra Cabeça (Jogue Tudo Pra Cabeça)
9. Cilindro Cônico
10. Eu Queria Ser
11. Vale Verde
12. Mania de Ser (Pecados Banais)
13. Raios de Lua
14. Epidemia de Rock
15. Londres
16. Lei Do Sonho de Um Vagabundo





















Nenhum comentário:

Postar um comentário